Doll's R/Evolution Army

20 de jun. de 2011

O Que é Perky Goth?

O Que é Perky Goth?
- Antes de mais nada, você verá várias vezes o termo: "Goth" aqui. Então se não sabe, não vai entender o Perky Goth, já que ele é uma espécie de "Subcategoria" do Goth, sendo que goth é explicado em linhas amplas, e o perky goth uma forma de ver isso, dentro do goth.
Para mais informações sobre o que é o Goth em si: http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B3tico_%28estilo_de_vida%29
....
 : : 1. Introduzindo-se no Perky Goth,
Informação em Desenho (inglês) The Perky Goth

Aqui está
São 12 tipos de subcategorias do goth de acordo com um arquivo de blackwaterfall.com
Que eu traduzo, Para quem não entender inglês.
Goth [stereo] type 8:
Perky Goth (Gótico Vivaz, Animado, habilidoso...)
Mais uma atitude no geral que um verdadeiro tipo, PerkyGoths sabem como se divertirem. Abandonando o obscuro e triste "estereótipo", esses Goths são alegres, amigáveis e normalmente tendem ao ponto da hiperatividade. Eles vêem o estilo de vida goth primariamente como um jeito de se divertir.

Porque eles normalmente tem cores brilhantes e prontamente dançam loucamente no primeiro som mais agitado no espectro gótico, PerkyGoths são normalmente associados com a cena Cyber. Porém, você encontrará de sobra vários PerkyGoths em todos os outros aspectos da cena, dos Death Rockers aos Vampiros Vitorianos. O Ponto chave é, estes goths não cometem o engano de se levarem muito á sério.

O PerkyGoth ama todos os aspects mais bobos e fofos da cena, incluindo coisas bonitinhas, cartoon dos anos 80, shows de tv e qualquer coisa que tenha a ver com halloween. Enquanto o gosto musical diverde, típicas bandas perky goths incluem EletroPop 80's (exemplo: Strawberry Switchblade) Death Rock bobo como o inferno (ex: Alien Sex Fiend) e artistas de comedia (ex: Voltaire)

: : 2. Perguntas na comunidade do Orkut, Perky Goth, e respondida sobre o Perky Goth:

Dark Moon Pergunta:
Definição de Perky Goth
Olá tudo bem? Apesar de já ter uma idéia do que é um Perky Goth, gostaria que se possível, alguém fizesse uma definição mais detalhada ,já que na comunidade "Entenda o que é o 'Gótico' " não obtive muito sucesso na busca por tal definição. ^^
Fora uma explicação mais didática, também gostaria do esclarecimento de duas dúvidas específicas:

-----------
1.Vi em um post de outra comunidade, que perky goths gostam da mistura de temáticas que misturam inocência e psicopatia (incluindo o visual).O exemplo citado de "visual perky" foi a artista Emilie Autumn. Isto procede?
-----------
2.Se não me engano, aqui mesmo, nesta comunidade(Perky Goth), vi um post de alguém que dizia estar interessado em montar uma banda no estilo "Perky Goth". Então pergunto: também existe "música perky goth" ou não?
-Grato,Abs ^^

Ricky responde:

Bom, existe uma diferença entre Camp e Perky. Camp é rir de si, é ser irônico, é um comportamento dos góticos da cena. Mas o Perky não é bem apenas rir.

É elevado ao estilo de vida, senso estético artístico: É gostar e abusar de gosto pelo Sombrio e Infantil. Inocência e Psicopatia. É se sentir um boneco esquecido no seu quarto, e com um pouco de vontade de matar as pessoas más.
Também cria-se o sentimento de depressão tão profunda, que passamos a rir da tragédia e "carpe noctem", aproveitar a vida no seu máximo. Tem mais da pitada do hedonismo e narcisismo aqui. Socialmente o protesto é que as pessoas parecem mortos-vivos. E em quase tudo se usa de irônia. Uma denúncia ou opinião é utilizada de forma irônica.
Assim como você vê gente de casaco dançando ebm, bem diferente daqueles com moicano levantado agitando cinema strange, daqueles com roupa toda preta, espartilhos agitando L'ame Imortelle... Tem quem vai ir parecendo um bonequinho colorido, morto por asfixia no armário do quarto no século 19, e que agora possui um corpo de adulto/adolescente mas na alma uma criança para sair por aí dançando, tomando o chá das três, costurando bonecos e ficando super feliz e dançante quando toca "Switchblade Symphony" ... Que é a banda que melhor define o estilo.
Veja. Goth se tornou um comportamento que evolui, e cria diferenças, é verdade, mas creio que nos unimos pelo sentimento e idéia de que o mundo está morto-morrendo, e dificilmente dá pra mudar alguma coisa. E daí, várias linhas (DeathRock, EBM, Industrial, Perky, Romanthic, etc)

Emilie Autumn define seu estilo como Victoriandustrial, ou coisa parecida.
Não dá para buscar nos artistas que estavam inspirado nesse mundo de visual mais apelativo á fantasia, ao Glam, o nome "gênero : perky goth"
Perky Goth é um estilo, dentro da subcultura goth, que é marcado por ser animado, temas infantis, antigos, retrô, ou futuristas, qualquer coisa á ver com sarcasmo e extroversão. Dance, porque hoje pode ser teu funeral!
Mas pessoalmente, olhando Emilie Autumn, qualquer Perky Goth acaba gostando!
Por isso citaram ela como exemplo.
Mas o exemplo melhor é Switchblade Symphony, e antes delas Strawberry Switcblade tbm. ehehe...

Pergunta 2, Resposta:

Sim, porque a Emilie Autumn não pode ser PerkyGoth? Eu voto que sim. Só que ela não é divertida, e é bem clássica. Acho que ela deve odiar saber o que é perky, e amar o termo Gothic Lolita, ou não...... O.o
Mas deixo bem claro, que a única banda (que muitos conhecem) que precisa ser como uma referência. é sem dúvidas: SWITCHBLADE SYMPHONY.
Leia as letras, sinta a melodia e me diz se não é bem isso? Além da alegria deliciosa da vocalista Tina Root nos shows. Para sacar isso, pegue o álbum de tributo AO VIVO chamado: Sweet Little Witches. Aí tu ouve os: meeoww, yaay's da vida nas faixas das músicas.
Demais trabalhos PerkyGoth que inspiraram a mazela? ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. COM CERTEZA! ^^ O Estranho Mundo de Jack também é adorável.^^

O que raios seria uma música perky? Se o visual, e toda a explicação por Perky é a inspiração do artista, porque não ser "música perky"?

 Mas como Switchblade Symphony é encontrada?
Darkwave, Trip Hop, Dark Music.
Specimen
Post punk, glam rock, batcave.
Emilie Autumn
Victorian Industrial, rock alternativo
etc...etc...

Ser perky é estilo,
e não gênero musical! O_O

É aquilo: Perky é animado, fim de papo.
Acho que por mais goth que seja, tem bandas "not-goth". Afinal, somos seres humanos e curtimos coisas.
Tem muita banda perky "not goth"... dane-se também. Música boa, diz TUDO! ^^
E bom é misturar no caldeirão mesmo.
...
Naquelas né... perkygoth é forte demais na nossa cultura atual: MUITA gente é animada e gosta de músicas sombrias. ... E mesmo se forem batidas animadas, com letras down? ^^ heheh. ... Placebo considerado 'notgoth' e no entanto, 11 entre 10 góticos curtem. ^^ ... Se for definir gótico é só: Gothic Rock, Post Punk e (algo deathrock). [O que pode abrangir mais, pq pode-se encontrar bem mais]

Mas estamos abertos á explorar toda a cena de música pro escuro que for possível!
o/ Por isso usamos glitter preto! ^^


: : 3. Observações do Perky Goth na Cultura menos conhecida.

( ROBS dando sua explicação na comunidade Goticos no Brasil )

?obs
Ana

“PerkyGoth” é um tendência comportamental que rolou dentro do Gótico que visava valorizar o aspecto mais campy e debochado da cultura, com o tempo o negocio se desenvolveu para uma postura caricata, infantil, se valendo de uma estética juvenil, algo entre Lewis Carroll, Tim Burton e The Shining (tipo aquele clipe “Blue” do Birthday Massacre) É um conceito legal de se apreciar, não combina muito com a nossa geração carrancuda e bitolada, mas ta valendo.

Não sei se isto está muito evidente hoje em dia, a expressão já foi mais forte, mas conhecendo, mesmo que bem pouquinho, posso dizer que o guri faz “jus” a proposta.

P.S.: Ricky, comprei minha camiseta com o rosto do Puro-osso!
03/10/08

Manifesto Perky *¬*
http://www.odk.com/wilson/goth/manifesto.html

E no demais: Perky é um boneco-du-mal, ou algo perto disso. Referências á Goth Bom Humor (família adams, terríveis aventuras de billy e mandy) ... e Alice no País das Maravilhas (Livro da era vitoriana, escrito por Lewis Caroll, inglaterra, que é "infantil" non-sense, meio macabro, fodão)

Então... espere dos participantes muita ironia, com crueldade e fofice aliados.
Somos do bem, mas com um toque de malvadesa! ^^ ehhe.

- ~MenteX~ Do you believe in love after love? says:
'A tendência mais despreocupada e otimista que tomou conta das divas góticas na década de 1990 deu origem à persona da "perkygoth"(uma gótica mais viva, alegre, atrevida) - uma reação às acusações de que os góticos são mal-humorados, pretensiosos e depressivos -, que enfatizava os aspectos mais coloridos e de contos de fadas da estética gótica. As pioneiras do estilo foram a dupla escocesa Rose McDowall e Jill Bryson: as princesas pós-punks extravagantemente glamourosas do Strawberry Switchblade, que se destacaram na cena musical alternativa britânica em meados dos anos 80 "
goth chic, Gavin Baddeley *_*

"Nos último anos, o "perkygoth" foi personificado por outrta dupla composta por mulheres e com um nome bastante similar aos das precursoras do gênero: Switchblade Symphony. Essa popular banda gótica de San Francisco, fundada em 1989, centrava-se nas "garotinhas fantasmagóricas " Tina Root, responsável pelos vocais, e a tecladista Susan Wallace. Parecia que, enquanto as garotas góticas da década de 1980 se inspiravam em Morticia, a matriarca de A família Addams, na década seguinte sua filha Vandinha, uma menina travessa e lúgubre, cresceu e transformou-se em um modelo para as góticas"

Depoimento da Tina Root (Switchblade Symphony):
" Sempre preferi ver o lado bom das coisas", explicou Root para a revista Implosion, e "sempre gostei muito de fantasia, contos de fadas e desenhos animados. Porém, tudo isso sempre precisa de um toque de escuridão para entrar em equilíbrio. Porque aquilo que é bonito sem ser sombrio não tem muito valor. Precisa haver um lado louco."
Esse contraste de fofura, kitsh e esquisitice, assim como a diversidade musical contida no nome da dupla, arrebatou a imaginação do público gótico.


Por Henrique Kipper : "
Ok, estamos de luto pela humanidade mas o que é um velório sem uma boa piada? Alguém por favor aumente a musiquinha aí e coloque mais conhaque nesse café, por favor. Oba! O/A defunto/a gostava também de absinto e um bom vinho, e a viúva/o acabou de liberar a chave da adega. (aliás, que viúva/o gostosa/o...). A noite não tem fim e não podemos nos entediar pois vai que justo amanhã durante este enterro cai um avião bem em cima do cemitério e do nosso féretro...game over e seríamos contabilizados pela imprensa portuguesa como apenas mais uma das 227825 vítimas anônimas da maior tragédia aérea da história. Por isso Dance, Tanz, Dance to the GraveYeard Waltz! Quem sabe que vai morrer não tem nem tempo a perder nem vende seu tempo barato. Este mundo é uma tragicomédia muito clichê para que não deixemos gargalhadas ecoando no esfumaçado e escuro espaço vazio. (Nosso mundo é uma festa no concreto da praça de Antares.) Mas se o enterro não for bonito, as roupas patéticas e o discurso ao pé da cova, uma elegia dilacerante, quem vai acreditar que alguém realmente morreu?...é difícil, as pessoas nunca percebem que estão mortas sob o sol do meio dia, andando na rua, apressadas, tropeçando em monstruosos Ronald MaquiDonaldis enquanto checam seus reflexos nas vitrines pra ter certeza que existem. Mais uma dose?-é claro que eu tô a fim...
Goth is Fun
" - by Kipper
03/10/08

É isso, este post pode ser alterado. Não quero ter vários links diferentes pra saber da mesma coisa. ^^ Mas tudo bem, estamos aí! Posso incluir coisas novas de vocês, apenas me enviem material! ^^

3 comentários:

  1. Respostas
    1. ABSOLUTAMENTE.

      Perky Goth é pra ambos os sexos!

      ( No Caso do Lolita, seria um CrossDresser um menino, e no Ouji, uma menina seria CrossDresser.... )

      Entre os Perkies não tem disso. Ou "Nenhuma GOTICA pode ser GOTICA pq são GÓTICOS OS HOMENS E PERKY AS MULHERES" Se tu pensar no que eu acabei de dizer e concordar: ...vc está errado.

      É isso! :D Hugs

      Excluir

Hey! Não se acanhe!
Comente!
Agradeço desde já!

É a segunda vez que você acessa?

Blogs Amigos

  • Ditadura ou República Democrática?Por qual regime de Deuses gostariamos de ser governados? "Biblia" Salmos 82:6
    Há 6 anos
  • O surgimento do kilt é cercado de mitos, lendas e controvérsias, alguns dizem que foi uma invenção irlandesa, outros dizem que era um costume celta que ...
    Há 9 anos